top of page

Quem Sou Eu

​Desejo boas vindas! Sou Psicóloga Clínica, especializada em Saúde Integral, Gestalt-terapia e Análise Existencial (UFMG). Gestora coletiva do Núcleo de Relações de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Gestalt terapia e membra da Comunidade de Terapeutas Adolescentes Plurais. Atuo com acompanhamento psicológico de adultos e adolescentes nas modalidades online e presencial, abrangendo as diversas regiões do Brasil e brasileiros fora do país. Exerço a clínica ética do cuidado, do autoconhecimento, do acolhimento e tratamento de psicopatologias.

 

O processo de psicoterapia proporciona ressignificações das experiências difíceis, transmutando a pessoa atendida e o meio sócio-cultural em que se encontra, proporcionando ajustamentos saudáveis que consideram a diversidade de possibilidades e existências.

 

Coerente com essa proposta, facilito um espaço seguro e confiável para que você se expresse, compreenda as dificuldades que te trouxeram até aqui, reconheça seus potenciais de mudança e construa caminhos novos para sua vida no mundo plural em que habitamos! 

IMG_6615 - Copia.jpg
IMG_9313.CR2

Minha Abordagem

A Gestalt-terapia é uma abordagem da psicologia que compreende o ser humano em sua totalidade, considerando suas emoções, pensamentos, corpo, as relações que constrói ao longo da vida e o contexto biopsicossocial. Parte da ideia de que estamos em constante interação e em processo contínuo de transformação.

Nesse trabalho, não olhamos apenas para as dificuldades individuais, mas também para o contexto em que cada pessoa está inserida — sua história, cultura e relações. Isso permite uma compreensão mais ampla e respeitosa de cada experiência.

A terapia acontece a partir do encontro entre terapeuta e cliente, em um espaço de escuta, diálogo e presença dialógica, vivencial e experiencial. O objetivo é favorecer o autoconhecimento, ampliar a consciência sobre si e sobre suas maneiras de se relacionar, além de fortalecer suas potencialidades.

Assim, a Gestalt-terapia ampliada busca apoiar cada pessoa no desenvolvimento de maior autonomia, responsabilização e construção de caminhos mais saudáveis e satisfatórios para o bem-viver.

"Este processo, que a Gestalt-Terapia denomina ajustamento criativo, pode afrouxar as amarras que nos prendem em portos que parecem tão seguros, mas que não nos permitem navegar. Para acontecer, ele exige o arrepio da pele e a coragem de levantar âncoras, abrindo-nos para o que ainda não sabemos, não conhecemos, não somos."

Lilian Frazão

bottom of page